Foto: Reprodução/
O Fortaleza continua na perseguição pelo título da Série A do Brasileirão. A goleada por 3 a 0 sobre o Juventude na noite deste sábado (2), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, diminuiu para quatro pontos a diferença para o líder Botafogo e para um ponto a desvantagem para o Palmeiras, o segundo colocado.
O time cearense seca agora os rivais, que ainda jogam pela 32ª rodada e têm clássicos estaduais pela frente. O Botafogo recebe o Vasco, às 21h30 (de Brasília), de terça-feira (5). Já o Palmeiras joga fora de casa contra o Corinthians, às 20h (de Brasília) de segunda-feira (4).
O Leão chegou aos 60 pontos e alcançou a melhor campanha da história de um clube cearense no Brasileiro por pontos corridos, formato adotado em 2003. O resultado também encaminhou a presença no G4 desta edição, o que dará uma vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores de 2025.
Na estreia do técnico Fábio Matias, que substituiu Jair Ventura, o Juventude se manteve na zona do rebaixamento, com 34 pontos, a um ponto do Bragantino, o 16º, e primeiro time fora do Z4. Faltam seis rodadas para o fim da competição.
Na próxima rodada do Brasileirão, o Juventude recebe no Alfredo Jaconi o Bahia, no sábado (9), às 19h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Fortaleza vai enfrentar o Vasco, na Arena Castelão, na capital cearense.
Os gols
O Fortaleza conseguiu definir a vitória com dois gols nos acréscimos do primeiro tempo. Isso depois de ver o goleiro João Ricardo salvar ao menos duas chances reais de gols do Juventude.
Aos 47 minutos, Martinez, ex-América, fez boa jogada pela direita, tocou para Tinga, que avançou até a linha de funda e cruzou para trás. Moisés pegou de primeira, chutando no ângulo e fazendo um golaço.
Cinco minutos depois, outra participação de Martinez, que invadiu a área, pela esquerda, e rolou para Eros Mancuso. O argentino chutou forte, da entrada da área, para marcar o segundo. Foi o primeiro gol do ex-jogador do Estudiantes-ARG com a camisa do Fortaleza.
O Juventude até tentou colocar pressão no segundo tempo, mas pecou nas finalizações e parou, novamente, em boa atuação de João Ricardo. Após a metade da etapa final, o jogo ficou mais equilibrado, e Kuscevic fez o terceiro gol, definindo o placar.
Juventude 0 x 3 Fortaleza
Juventude
Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Lucas Freitas (Alan Ruschel); Ronaldo (Dudu Vieira), Jadson e Mandaca (Jean Carlos); Lucas Barbosa (Marcelinho), Edson Carioca (Gabriel Taliari e Gilberto (Erick). Técnico: Fábio Matias.
João Ricardo; Brítez (Tinga), Kuscevic, Titi e Eros Mancuso (Yago Pikachu); Matheus Rossetto (Zé Welison), Hércules e Martinez (Pochettino); Marinho (Bruno Pacheco), Lucero e Moisés (Breno Lopes). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Gols
Moisés (47min1ºT), Eros Mancuso (52min1ºT), Kuscevic (25min2ºT) para o Fortaleza
Cartões amarelos
Edson Carioca, Zé Marcos (Juventude); Brítez, Bruno Pacheco (Fortaleza)
Motivo: 32ª rodada da Série A do Brasileiro
Data e horário: 2 de novembro de 2024 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliares: Daniel Paulo e Miguel Ribeiro da Costa (ambos de SP)
VAR: Carlos Eduardo Nunes (RJ)